terça-feira, abril 06, 2004

Nem Freud Explica

Este post poderia ser sobre inspiração, ou a falta dela mais precisamente. Ou, quem sabe, sobre quando mesmo a sua vida sendo cheia, às vezes pode parecer vazia. Poderia ainda se escrever mais sobre o imediatismo, assunto até de uma pesquisa minha, tanto teórica, quanto empírica.

Mas não. Este post será sobre o quão efêmeros são os sentimentos femininos quando estamos menstruadas.

Na pesquisa sobre o imediatismo (que vai render pelo menos mais um post, afinal, eu li bastante sobre o assunto. Para aqueles ansiosos, a LETi escreveu sobre no blogger pessoal dela), me deparei com algumas teorias de Freud quanto ao que nos faria feliz. Para ele, é tão difícil para o homem ser feliz devido a três fontes de sentimento: o poder superior da natureza - nunca a dominaremos por completo; a fragilidade de nossos corpos; e a inadequação das regras que procuram ajustar os relacionamentos mútuos. Para este post, consideremos somente a primeira fonte, qual seja, o poder superior da natureza.

Quando eu li pela primeira vez esse texto de Freud ("O Mal Estar na Civilização") eu não percebi que talvez ele, ao falar que nunca dominaremos a natureza por completo, poderia estar se referindo aos nossos hormônios (olha eu aqui, "interpretando" Freud...).

É engraçado analisar o que pensei e senti quando estava menstruada. Até porque não estou no momento. Então, para fins meramente ilustrativos, transcrevo aqui trechos de um bilhete que eu achei no meio dos meus textos. Foi escrito há umas duas semanas e teve como "autoras" três amigas, devidamente menstruadas à época.

"Estou fisicamente e psicologicamente mal. Acordei assim e assim fiquei o dia inteiro."

"A propósito... Se te consola... Não é só você que está menstruada"

"Acabei de ver ele. Não que tenha feito alguma diferença, já que o status quo era ruim..."

"Olha eu me transformando em clichê novamente."

"Eu não quero ver ele. Não quero ver porque ainda gosto e se ele quiser, eu volto. Arght!"

"Conheço isso... Essa falta de amor próprio!!! Já disse: cebola roxa e muito colo!!! É ruim, machuca, mas o tempo cura"

" Fique feliz e pense uma coisa... Quanto mais triste você ficar agora, maior será o frisson quando um novo 'corpo' aparecer para te 'abraçar'. Ai ai."

"Sei lá! É a única resposta para qualquer pergunta que você me fizer agora..."

Não poderiam ser mais distantes da realidade... Até a próxima revolução (ou seja, se o ciclo for regular, daqui a aproximadamente duas semanas...)