terça-feira, outubro 26, 2004

Diagnóstico: Portadora da Síndrome da Monguice Aguda

Sintomas:

A síndrome monguiana é constituída por 8 elementos principais, que podem ser observados quando o paciente chega perto do objeto de desejo: boca seca; vermelhidão das faces; língua presa; desvio de olhar; repentina incapacidade de fazer qualquer tipo de comentário inteligente; mudança no comportamento; perda relativa da racionalidade e taquicardia.

Vários outros sinais clínicos e sintomas podem ocorrer, como alterações na escrita e na marcha. Portanto, diferenciar a doença da Monguice Aguda das outras enfermidades ou situações que produzem a síndrome, tais quais a timidez e a frescura, nem sempre é fácil. Muitas vezes, é preciso observar o paciente por um longo tempo para se ter convicção do diagnóstico, até porque ainda não existem exames laboratoriais que possam confirmá-lo.

Estudo de Caso:

Identificação: _Me_, 20 anos, fem, branca, estudante, solteira, cebolita.
Queixa e duração: apresenta boca seca, vermelhidão das faces, desvio de olhar e taquicardia. Os sintomas estão ocorrendo desde que topou pela primeira vez com o objeto de desejo a cerca de um mês e meio.
História da doença atual: Paciente alega que há aproximadamente um mês e meio passou a apresentar os referidos sintomas quando se encontrava sentada em uma mesa de bar e o referido objeto passou a dirigir-lhe olhares. A paciente, que gostaria de ter retribuído tais olhares, foi vencida pela doença e desviou o olhar para a direção oposta. Ao ver removido o objeto de desejo, a paciente apresentou melhora.

Porém, relata que semana passada estava passeando por um shopping da cidade quando avistou o indivíduo andando na direção oposta. Pondera que o rapaz a encarava e que acometida de um mal súbito, tudo o que a pobre paciente pode fazer foi olhar para a vitrine que encontrava-se do outro lado, sem antes tropeçar.

Em mais uma amostra de monguice aguda, a paciente, ao perceber que o objeto encontrava-se em uma das lojas, rapidamente se escondeu atrás de um manequim, na esperança que o mesmo não a avistasse.

Tratamento:

Nao há eficácia comprovada com nenhum tratamento disponível. Porém, os pacientes vêm apresentando melhora quando afrontados por seres acomentidos de atrevimento excessivo, uma vez que esses, não dando bola para as monguices agudas, agarram os portadores da síndrome. Especula-se que talvez uma boa surra resolva.

Nenhum comentário: