segunda-feira, março 08, 2004

8 de Março

Chegando no meu novo estágio no Fórum Criminal, recebi uma cartilha elaborada pela Coordenação Nacional dos Trabalhadores da Justiça sob o título "8 de Março - A História do Dia Internacional da Mulher". Como a minha nova chefe ainda não havia chegado, e eu não sabia o que fazer com as mãos, se sento ou fico de pé, etc (sintomas comuns no primeiro dia de qualquer coisa), aproveitei a cartilha para pelo menos fingir que estava ocupada fazendo alguma coisa.

Tal qual o artigo que a Leti indicou, a cartilha levanta dúvidas sobre a existência da greve de 1857 em Nova Iorque que teria levado à morte por asfixia 129 operárias e afirma que na verdade a criação de tal dia deve ser creditado às militantes socialistas.

Independente da verdadeira origem da data, o que me fez pensar foi qual seria a verdadeira representação desta, ou até mesmo sua necessidade. Segundo a cartilha, o Dia Internacional da Mulher é "uma comemoração que reafirma, em todas as partes do mundo, a necessidade de vencer preconceitos e construir um mundo com justiça e igualdade" e acredito que esta seja a idéia que a grande maioria tem da data, independente de afinidade política. Aliás, vale ressaltar que estou usando esta cartilha como exemplo porque ela acabou caindo nas minhas mãos, não porque eu sou, ou deixo de ser, socialista, comunista, capitalista, ou qualquer outro -ista.

Acredito que não é se discutindo o tema um dia por ano que a situação irá mudar, muito menos dando, ou recebendo, flores, chocolates e parabéns. Na verdade não preciso de uma data especial para celebrar o que sou e reconhecer que sim, já experimentamos avanços, mas que ainda temos alguns para fazer e que isso depende tanto de mulheres quanto de homens. Afinal de contas, qual de nós mulheres não se utilizou do famoso "jogar charme" para conseguir alguma coisa? Eu sei que eu fiz, e, devo admitir, ainda faço às vezes.

No que toca à questão de relacionamentos, assino embaixo do que a Leti escreveu e aproveito o espaço para celebrar as diferenças, sejam elas de sexo, cor, idade, orientação sexual, opinião... Usando um ditado bem batido, mas que mesmo assim não sei citar corretamente, "O que seria do verde se todos gostassem do azul?".