quinta-feira, março 04, 2004

Dicionário das Cebolitas

Aqui vai nosso dicionário, para que vocês possam entender posts futuros...

JOSELITO - gíria inspirada no programa Hermes e Renato da MTV, que tem como personagem Joselito, o homem sem noção. É usada para descrever pessoas cujo comportamento é quase que inexplicável, enfim, sem noção, como o próprio nome do personagem sugere. Variações: joselitice, jose, joze.

DEIXE ESTAR, JACARÉ... UM DIA A LAGOA VAI SECAR! - expressão que remonta à infância da cebolita Leti. Vem de uma história infantil, cujo personagem principal, um jacaré, habita uma lagoa e não deixa ninguém se aproximar dela, até o dia em que a lagoa seca e ele fica atolado na lama e não há ninguém para ajudá-lo. Tem final trágico, uma vez que o jacaré morre. É utilizada quando se precisa dar um conselho para alguém que precisa ter paciência. Pode ser usada como expressão análoga de "Os últimos serão os primeiros", "Quem ri por último, ri melhor", ou "A vingança é um prato que se come frio".

GADO - designação do grupo de meninas que foram para a Guarda do Embáu no Carnaval. Variações: o gado tá rebelde, o rebanho reúnido, acalmar o gado, entre outras. Não deve ser interpretada no sentido pejorativo, ou seja, não são vacas na acepção vulgar da palavra.

EU COMPRO, EU PAGO - outra expressão advinda da viagem à Guarda. Desta vez a musa inspiradora da expressão foi a tia que vendia camisetas em uma lojinha de esquina. Quando questionada o porquê do preço alto do produto à venda, esta respondeu que a camiseta estava na moda e que quem podia pagava e quem não podia não levava. Enfim, capitalismo é capitalismo. É usada quando se quer que alguém faça alguma coisa para você. Pode ser empregada com conotação vingativa. Variações: "Quanto você custa?", "Eu furo o olho", "Eu pago para alguém te matar, compro o caixão e contrato uma família para chorar no enterro", entre outras do gênero .

PRIMO ERNESTO - não fale mais "estou de chico". Chega dos mesmos! O eufemismo cebolitas para menstruação é "Meu primo Ernesto está lá em casa". De inspiração desconhecida, teve como inventora Kelly Dimi. Variações: "Você tem o telefone do Ernesto?" ("Você me empresta um absorvente?"), "Meu primo está me chutando na barriga" ("Estou com cólica"), e assim por diante.

BELEEZA - interjeição de alegria para coisas que são realmente muito boas. Exemplo: Quando informada que você ganhou na mega sena, você diz : Beleeza.