sexta-feira, março 26, 2004

Antes Só do que Mal Acompanhada?

Um professor meu disse que a sociedade atual é regida pelo imediatismo, a busca pelo prazer imediato, de tal sorte que as pessoas, ao buscarem relacionamentos rápidos e sem comprimisso, acabam se afastando das outras. Como consequência, quando se vêem em um relacionamento teoricamente sólido, têm dificuldade em lidar com os defeitos do outro e acabam por terminá-lo. Isso me sugere que deveríamos tentar, a todo custo, estar com alguém.

Mas não seria isso um imediatismo? Não seria esse o problema? Porque não somos suficientes por nós mesmos? Porque temos que nos agarrar em outra pessoa, como se fosse uma muleta? Talvez algumas pessoas se vejam presas a relacionamentos não tão bons pelo simples fato de não conseguirem ficar sozinhas, ou pela satisfação moral de falar que não estão solteiras.

Por outro lado, uma mulher que está chegando aos seus 40 anos e é solteira me disse uma vez que sempre foi independente e procurou não se apegar a ninguém para não perder essa independência, que tinha sua carreira. Me questionou depois onde isso a tinha levado... E eu não soube responder... Me disse que se sentia muito sozinha...

Conversando com a LETi, surgiu a idéia de que uma pessoa só conseguiria se relacionar bem com outra, a partir do momento em que conseguisse estar sozinha e bem consigo mesma. Acredito ser esta a idéia mais sensata, mas estar sozinha e bem comigo mesma não me garantiu um relacionamento sólido...

E agora, José? Antes só do que mal acompanhada? Pensemos sobre...